CONCURSO

Concurso de redação propõe resgate das culturas que formam Brasília

Estudantes da rede pública do DF têm até 13 de junho para participar da 6ª edição do concurso, que homenageia os 65 anos da capital com foco na diversidade cultural e histórica da cidade

Bianca Lucca
postado em 30/04/2025 17:11
 A Olimpíada de Soletração estreia em Taguatinga com temática integrada ao concurso -  (crédito: Divulgação)
A Olimpíada de Soletração estreia em Taguatinga com temática integrada ao concurso - (crédito: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação das escolas públicas do DF. As instituições têm até o dia 13 de junho para enviar os trabalhos dos estudantes. Com o tema Brasília, 65 anos? Memórias e identidades construindo culturas no Distrito Federal, o concurso propõe uma reflexão sobre a história anterior à inauguração da capital e valoriza as múltiplas identidades que formam o "quadradinho”.

A ideia é estimular textos que abordem cultura, arte, culinária, música, história e as pessoas que constroem a Brasília de ontem e de hoje. Estreia também a Olimpíada de Soletração de Taguatinga, que anunciará os vencedores em agosto, na Semana do Estudante, na qual as palavras sorteadas terão relação com o tema do concurso literário. Os eventos ainda não possuem um local definido. 

Segundo o professor André Lúcio Bento, atual coordenador do Concurso de Redação e da Olimpíada de Soletração de Taguatinga, a escolha do tema comemorativo de Brasília foi motivado por dois fatores. “Associar o Concurso de Redação de Taguatinga às festividades de aniversário da cidade desde sua inauguração em 1960 e provocar uma discussão de que houve uma história anterior de ocupação humana no território onde se construiu a nova capital. Foi uma forma de celebrarmos Brasília num movimento ampliado para além de sua inauguração", diz.

Para valorizar as diferentes regiões e culturas do Distrito Federal, André destaca que o concurso irá debater sobre o território, que carrega uma história anterior de ocupação humana, fatores de exclusão e de tentativas de apagamento de parte de quem ergueu a vinda da sede istrativa dos Três Poderes para o Planalto Central. “Além disso, o concurso de 2025 objetiva resgatar a ideia de uma Brasília plural e diversificada, maior que o centro arquitetônico e urbanístico do Plano Piloto”, pontua André. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O evento contemplará 8 categorias: Fotografia com descrição, Cartaz, Pintura livre, Fábula Ilustrada, Biografia, História em Quadrinhos, Poema e Texto Dissertativo-Argumentativo. A categoria fotografia com descrição aplica-se a servidores da educação. A fotografia deve ser autêntica,  cuja descrição contextualize o uso pedagógico ou profissional da foto em relação à temática proposta sobre Brasília.

André explica que a Olimpíada de Soletração visa incentivar hábitos de estudo e de leitura, além da ampliação de vocabulário de crianças e adolescentes do ensino fundamental (anos iniciais e finais). “A ação também busca promover a construção de conhecimentos acerca da inauguração de Brasília e de todos os fatos e processos históricos e culturais que antecederam a construção da nova capital”, ressalta. Podem participar estudantes dos anos iniciais (4º e 5º anos) e finais (6º e 7º anos) do ensino fundamental, em duas categorias: Língua Portuguesa e Libras. 

O concurso aposta em abordagens interdisciplinares do tema, além de criatividade, pertinência do que se propõe no conteúdo e de autoria, conforme André. Para incentivar as escolas a abordarem Brasília multicultural e diversa, o lançamento do Concurso, na terça (19/4), contou com uma roda de conversa e uma visita guiada no Museu Vivo da Memória Candaga com a professora doutora Cris Portela, da Universidade de Brasília.

“Brasília não surgiu de um vazio absoluto. Muito antes, o território onde se ergueu a cidade e suas proximidades foi agem de grupos indígenas, formação de quilombos, entre outros. Mais remotamente, tivemos a presença humana aqui constatada. Poucas pessoas sabem da existência de sítios arqueológicos no Distrito Federal, inclusive com pinturas rupestres, como ocorre em Brazlândia. Toda essa história ampliada queremos resgatar”, disserta o professor.

Confira o cronograma:

  • Inscrição: de 5 a 16 de maio de 2025 – links informados na próxima segunda-feira (5/5)
  • Etapa local: até 4 de julho de 2025
  • Etapa regional (anos iniciais): 31 de julho de 2025
  • Etapa regional (anos finais): 1º de agosto de 2025
  • Etapa final (anos iniciais e finais): 13 de agosto de 2025

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação