
O Instituto Neoenergia está com inscrições abertas até 30 de abril, às 18h, para o Programa de Editais de Credenciamento, uma chamada pública unificada que reúne os principais editais da empresa: Transformando Energia em Cultura, Jogando Juntas e Ilumina Social. A iniciativa vai destinar até R$ 35 milhões a ações que promovam inclusão social, o à cultura, fortalecimento de comunidades e incentivo ao esporte feminino. Confira as oportunidades e cadastre-se no site: https://bit.ly/3Eiaok1.
Podem participar organizações sem fins lucrativos, como associações, instituições filantrópicas, produtoras culturais e outros grupos da sociedade civil atuantes nas regiões atendidas pela Neoenergia — Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Para se inscrever, é necessário que o projeto seja gratuito, tenha impacto social e que a organização esteja habilitada a captar recursos por meio de incentivos fiscais.
Com execução prevista para o biênio 2025–2026, a chamada foi pensada para fortalecer iniciativas que atuam diretamente em territórios com maior vulnerabilidade social, garantindo apoio técnico e financeiro para que ampliem seu impacto nas comunidades onde estão inseridas. O programa vai financiar propostas por meio de mecanismos oficiais de fomento à cultura, ao esporte e à assistência social, podendo, cada projeto, receber até R$ 1 milhão.
Áreas de interesse
O edital Transformando Energia em Cultura é voltado ao fortalecimento de expressões artísticas e culturais que valorizem a identidade dos territórios e ampliem o o da população à produção cultural. A iniciativa contempla diversas atividades, como música, teatro, dança e manifestações populares, com prioridade para projetos alinhados às políticas públicas locais de cultura.
Já o Jogando Juntas tem como foco exclusivo o esporte feminino. A proposta é apoiar iniciativas que incentivem a participação de meninas e mulheres em modalidades esportivas, promovendo inclusão, saúde, autoestima e igualdade de oportunidades por meio da prática esportiva.
O Ilumina Social contempla projetos nas áreas de saúde, assistência social, educação, geração de renda e promoção dos direitos humanos. A prioridade será dada a propostas voltadas a públicos historicamente excluídos, como pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência, em situação de rua ou que residam em periferias urbanas, comunidades quilombolas e aldeias indígenas.
Todos os projetos serão avaliados com base em critérios como relevância social, clareza dos objetivos, viabilidade técnica e financeira, capacidade de mobilização comunitária e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, especialmente aqueles voltados à redução das desigualdades, à diversidade e à justiça social.