
A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebe, nesta terça-feira (29/4), cerca de 500 pessoas para o lançamento de um projeto realizado em parceria com o Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana — criado na Cidade do Vaticano sob a inspiração do papa Francisco.
O evento acontece no Teatro Católica, localizado no campus de Taguatinga, e reúne autoridades do Judiciário, personalidades acadêmicas, líderes políticos e religiosos, delegações de movimentos sociais, sindicatos e organizações culturais, além da Junta Diretiva do Comitê e a comunidade acadêmica da UCB.
O público assistiu a aula magna “Inteligência artificial, justiça e democracia”, ministrada pelo jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni. O magistrado foi designado pelo papa Francisco como membro do Conselho Acadêmico Fundador do Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana em 2023.
Além disso, foi realizada a cerimônia de inauguração da sede brasileira do Instituto de Pesquisas Jurídicas Fray Bartolomé de las Casas, que funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da UCB, com foco no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A nova estrutura será dedicada à atuação e formação específicas na área de direitos humanos.
“Receber o Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana na UCB representa um marco para nossa missão institucional, que é formar profissionais comprometidos com a justiça social, os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana. Este projeto amplia nosso compromisso com a inclusão e fortalece o papel da universidade como espaço de diálogo entre o saber, a fé e a transformação social”, afirmou o reitor da Universidade Católica de Brasília, Carlos Longo.
Originado em Buenos Aires, na Argentina, o Comitê Pan-Americano de Juízes e Juízas para os Direitos Sociais e a Doutrina Franciscana foi criado em 4 junho de 2019, sob a inspiração e os ideais do papa Francisco.
O principal objetivo do comitê é ser uma ferramenta para a exigibilidade e a aplicação dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais para beneficiar pessoas mais vulneráveis. O grupo também se dedica à denúncia e divulgação de situações que violem esses direitos, assim como a defesa mútua de funcionárias e funcionários do Judiciário comprometidos com esses princípios.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Ensino superior Flávio Dino ministra aula magna e recebe título Honoris Causa na UFPE
-
Ensino superior Djamila Ribeiro é 1ª brasileira a lecionar no programa Martin Luther King, no MIT
-
Ensino superior Nova lei protege mães e pais em bolsas de estudo e pesquisa no Brasil
-
Ensino superior UnB recebe apoio de deputados federais contra atos de incitação à violência
-
Ensino superior Alunos da Escola das Nações são premiados por projeto com jovens de São Sebastião
-
Ensino superior Professores da UnB destacam importância do Dia dos Povos Indígenas