ALERTA HOJE

Capitais do Nordeste têm alerta de grande perigo em função de fortes chuvas

João Pessoa, Recife e Maceió estão sob alerta. Em Maceió cerca de 100 pessoas tiveram que sair de casa

Prefeitura de Maceió realiza o monitoramento das áreas de riscos e recebe pessoas atingidas pelas chuvas nesta quarta-feira (21/5) -  (crédito: Jonathan Lins/ Secom Maceió)
Prefeitura de Maceió realiza o monitoramento das áreas de riscos e recebe pessoas atingidas pelas chuvas nesta quarta-feira (21/5) - (crédito: Jonathan Lins/ Secom Maceió)

Fortes chuvas atingem o Nordeste do Brasil e têm gerado impactos em algumas cidades, como nas capitais Recife e Maceió. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alerta de grande perigo em função das tempestades. O alerta abrange as cidades de Recife, Maceió e João Pessoa e vale até o final do dia de hoje. O alerta pode ser renovado, caso seja necessário. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A previsão é de chuva de entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

 

Inmet alerta para grande risco em três capitais do Nordeste
Inmet alerta para grande risco em três capitais do Nordeste (foto: Reprodução Inmet)

Recife fecha escolas e suspende serviços não essenciais 

Em Recife, seis pontos de alagamento foram registrados na manhã desta quarta-feira (20/5). As águas subiram 50mm e fizeram a cidade entrar em estágio de atenção. As aulas e os serviços não essenciais foram suspensos. 

A prefeitura construiu três abrigos para receber as pessoas que vivem em áreas de risco e orientou que a população não faça deslocamentos descenessários. Desde ontem a noite, 12 chamados foram registrados para a Defesa Civil. 

"Em 12h, foram registradas chuvas que chegaram a 50mm no pluviômetro de Lagoa Encantada, fortemente concentradas nas últimas 3h. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Com isso, as pessoas devem evitar deslocamentos desnecessários e permanecer em casa, com exceção dos moradores de áreas de risco, que precisam ficar atentos e acionar a Defesa Civil do Recife em caso de necessidade. Desde as 18h de ontem, a Defesa Civil do Recife recebeu 12 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas. O pico da maré será às 10h53, com 1,97m", informou a prefeitura de Recife em nota. 

 

Chuvas elevam atenção em Maceió e Defesa Civil registra mais de 400 chamados em 24h 

Em Maceió, os pluviômetros da capital alagoana registram um acumulado de 106 mm de chuvas e nos últimos quatro dias, os acumulados chegam a 419 mm 24horas. A Defesa Civil recebeu 418 chamados, a maioria deles diz respeito a deslizamentos. As equipes estão nas ruas da capital auxiliando e orientando a população. Segundo a prefeitura, 93 pessoas ficaram desalojadas e estão na casa de parentes e 8 pessoas estão em abrigos municipais.

"Desde sábado, estamos lidando com um evento climático intenso, com volumes significativos de chuva e previsão de mais precipitações até quinta-feira. Por isso, intensificamos a nossa atuação e contamos com a colaboração da população para seguir as orientações da Defesa Civil, ficar atenta aos alertas, sair de casa e se abrigar em casa de parentes em caso de risco e também contribuir no sentido de fazer o descarte correto do lixo, que quando feito de forma irregular pode obstruir nossas galerias e impedir que a água escoe”, pontuou o prefeito JHC. 

João Pessoa tem pontos de alagamento

A capital paraibana registrou pontos de alagamento e quedas de árvores. O volume de chuvas em João Pessoa superou em 32% a média histórica para o mês. Ao Correio, o presidente da empresa de promoção turística da Paraíba, Ferdinando Lucena afirmou que não há desabrigados ou desalojados na cidade. 

  • Ao justificar mudanças, o ministro de Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, lembrou que 'cidadania é coisa séria'
    Ao justificar mudanças, o ministro de Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, lembrou que 'cidadania é coisa séria' Getty Images
  • No registro, a criança aparece sentada, esperando os pais retornarem ao quarto
    No registro, a criança aparece sentada, esperando os pais retornarem ao quarto Reprodução/TikTok/@ hollyjacknora
  • O monumento foi construído em 1375 e é uma das atrações turísticas locais
    O monumento foi construído em 1375 e é uma das atrações turísticas locais Reprodução/Redes sociais
  • Torre de 600 anos desaba na China
    Torre de 600 anos desaba na China Reprodução/Redes sociais

Já Kelson Chaves, coordenador da Defesa Civil destaca que as equipes estão de prontidão para atender eventuais pessoas afetadas e garantir a segurança da população. “Prosseguimos com as nossas atividades de maneira ininterrupta atendendo a população, registrando as ocorrências que nos chegam, monitorando os locais de risco mais críticos e, especialmente, procurando assistir de forma presente e humanizada, todas as pessoas que estão sendo mais prejudicadas em detrimento das chuvas dos últimos dias. O nosso objetivo final sempre será o bem-estar da população”, destacou.

 

postado em 21/05/2025 12:26
x