Flipar

Menos de um dia após a Páscoa, papa Francisco morre aos 88 anos


Depois de ficar quase 40 dias internado por uma infecção respiratória, o papa Francisco não resistiu e morreu às 2h35 (horário de Brasília) desta segunda-feira (21/04).

Por Flipar
Divulgação/Vaticano

Durante sua internação, o papa enfrentou dificuldades respiratórias, foi diagnosticado com infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral, mas continuou participando de algumas atividades religiosas até sua saúde piorar.

flickr Korean Culture and Information Service (Jeon Han)

No Domingo de Páscoa (20/04), Francisco fez uma breve aparição no Vaticano para dar a bênção conhecida como 'Urbi et Orbi' (para a cidade e o mundo).

Reprodução/YouTube

Em seu discurso, Francisco pediu um cessar-fogo em Gaza, descrevendo a situação como 'dramática e deplorável'.

Reprodução

Francisco também exigiu a libertação dos reféns pelo Hamas e condenou o crescimento do antissemitismo, expressando solidariedade a israelenses e palestinos.

Reprodução

Antes de sua morte, o papa saudou fiéis na Praça de São Pedro em um papamóvel aberto, sendo ovacionado pela multidão.

Reprodução

No mesmo dia, o papa se reuniu com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, para uma troca de saudações de Páscoa.

Reprodução

O Vaticano não divulgou detalhes sobre a causa da morte. Francisco será velado na Basílica de São Pedro e enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, algo que não ocorria desde 1903 com o papa Leão XIII.

flickr - Long Thiên

Francisco foi o primeiro papa jesuíta, liderando a Igreja Católica por quase 12 anos, desde sua eleição em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Relembre sua trajetória!

Divulgação/Presidencia de la República Mexicana

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina.

Catholic Church England and Wales/Divulgação

Antes de se tornar o 266º papa da Igreja Católica, Francisco e serviu como arcebispo de Buenos Aires e como cardeal da Igreja Católica.

Divulgação/Vaticano

Sendo argentino, ele foi o primeiro papa nascido fora da Europa na história da Igreja Católica.

Mario Roberto Durán Ortiz / commons wikimedia

Uma das características marcantes de Francisco era sua abordagem pastoral e seu compromisso com os pobres e marginalizados.

reprodução YouTube Vatican News

Ele frequentemente enfatizava a importância de uma Igreja que estivesse próxima das pessoas e que se envolvesse ativamente em questões sociais.

flickr - Cancillería del Ecuador

Francisco adotou um estilo de vida modesto, escolhendo viver em quartos simples no Vaticano em vez do Palácio Apostólico, e ficou conhecido por usar roupas mais simples do que seus antecessores.

divulgação/vatican news

Francisco frequentemente falava sobre temas como a importância da família, a paz mundial, a justiça social e a proteção do meio ambiente.

Angelo Carconi / Ansa Agência / Lusa

Além disso, Francisco também era um defensor ativo do diálogo inter-religioso e da reconciliação entre diferentes grupos.

divulgação/Vatican News

Em uma decisão histórica, em dezembro de 2023, Francisco autorizou que casais homoafetivos pudessem receber a benção nas igrejas católicas.

reprodução tv globo

Francisco foi amplamente respeitado, inclusive fora da Igreja, mas enfrentou resistência de setores ultraconservadores.

Reprodução Youtube Canal RSI Info

Na vida pessoal, Francisco era um amante de futebol, tango e literatura. Ele também é apaixonado por Dostoievski, Borges e outros autores clássicos.

pixabay

Veja Mais