Troca na Esplanada

Lula quer ver as mulheres "mais contentes", diz nova ministra

Recém-empossada ministra das Mulheres, Márcia Lopes conversou com jornalistas na porta do ministério. Ao seu lado estava Cida Gonçalves, demitida nesta segunda (5/5) pelo presidente

Márcia Lopes (à dir.), nova ministra das Mulheres, durante coletiva com sua antecessora, Cida Gonçalves -  (crédito: Eduarda Esposito/CB/DA.Press)
Márcia Lopes (à dir.), nova ministra das Mulheres, durante coletiva com sua antecessora, Cida Gonçalves - (crédito: Eduarda Esposito/CB/DA.Press)

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou nesta segunda-feira (5/5) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “quer ver as mulheres mais contentes”. Para ela, o maior desafio da pasta é fazer com que os serviços públicos cheguem a todo o país.

Márcia conversou com jornalistas na porta do Ministério das Mulheres ao lado de sua antecessora, Cida Gonçalves, demitida hoje pelo petista. A nova titular disse ainda que dará continuidade ao trabalho de Cida.

“O presidente Lula disse que ele quer ver as mulheres mais contentes, que ele quer ver as mulheres mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada em cada município, nos 5.572 municípios nesse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas e escutadas”, respondeu Márcia ao ser questionada por jornalistas.

“Que nenhuma mulher deixe de comer porque não tem dente na boca, que não tenha que dormir num barraco onde tem goteira, que não tenha que perguntar a linha do ônibus porque é analfabeta. Que as mulheres deixem de sofrer tanta violência”, acrescentou ainda.

Márcia afirmou que o presidente deu uma tarefa “imensa” a ela, e que o desafio maior será atingir todas as mulheres do país. Para isso, destacou a realização das conferências de Políticas para as Mulheres, que serão realizadas em estados e municípios até setembro, quando ocorrerá a Conferência Nacional.

A nova ministra disse ainda que já conversou com os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), e que vai buscar reuniões com outros titulares da Esplanada nos próximos dias. Ela destacou que o Ministério das Mulheres não executa diretamente os serviços e políticas públicas, e que atua em colaboração com outras pastas.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“Esse ministério tem o absoluto dever de defender intransigentemente os direitos das mulheres. E para isso a gente precisa debater, estudar, ler, entender os fenômenos atuais, não é? Com tantas tecnologias e com tantos desafios que temos aí pela frente”, enfatizou a ministra.

Márcia Lopes é filiada ao PT e foi ministra do Desenvolvimento Social por 10 meses no final do segundo mandato de Lula, em 2010, assumindo após a saída do então ministro Patrus Ananias. Ela era secretária-executiva da pasta.

postado em 05/05/2025 16:36
x