"Não podemos perder novamente a democracia que tanto nos custou recuperar. Somente com democracia podemos construir sociedades mais justas, equitativas e que respeitem os direitos de todos os cidadãos", disse Michelle. - (crédito: Reprodução Youtube / Fundação Astrojildo Pereira)
Michelle Bachelet ressaltou que os regimes democráticos continuam sob ameaça, enfrentando crises sociais, econômicas e políticas que exigem vigilância constante. “Agradeço à Fundação Astrojildo Pereira e ao Cidadania por organizarem este espaço para homenagear o ex-presidente José Sarney, que assumiu o governo durante a transição democrática, encerrando 20 anos de ditadura militar”, afirmou.
01/12/1982. Crédito: Cece/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O senador José Sarney conversa com o senador Tancredo Neves.
Caption
Cece/CB/D.A Press
Alberto Aggio, historiador
Divulgação
Personagens fundamentais e locais que decidiram a Nova República: Santuário Dom Bosco e Academia de Tênis
Luiz Marques/CB/D.A Press Gilberto Alves/CB/D.A Press
14/03/1985. Crédito: Luiz Marques/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, Tancredo Neves e sua esposa, Risoleta Neves, durante missa na igreja Dom Bosco.
CB, Neg.: F 338;
Luiz Marques/CB/D.A Press
1985. Crédito: Gilberto Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. O presidente da República, José Sarney, é cumprimentado pelo ministro de Exército, Leônidas Pires Gonçalves, durante do Projeto de Lei que estabelece incentivos fiscais para o setor cultural, observado por José Aparecido de Oliveira e o ministro Paulo Brossard.
CB, 05/06/1986. Primeiro Caderno, p. 22;
Localização no acervo físico: CB, Neg.: F 375; Pasta: F 375;
Gilberto Alves/CB/D.A Press
Francisco Pinheiro da Rocha, cirugião do presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves, explica situação de Tancredo, no Hospital de Base de Brasília - HBB.
CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo;
CB, 18/03/1985. Primeiro caderno, p. 3;
Gilberto Alves/CB/D.A Press
Crédito: F. Gualberto/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Saúde do novo presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves. Dr. Renault Ribeiro.
CB, Neg.: F 593; Pasta: NEVES, Tancredo;
F. Gualberto/CB/D.A Press
1985. Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Pimenta da Veiga, Hélio Garcia, José Fragelli, Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Mário Soares, Franco Montoro, Amaral Peixoto, Luis Viana Filho, Nelson Carneiro, Adriano de Oliveira e Paulo Pereira, na Embaixada de Portugal.
CB, 20/03/1985. Primeiro caderno, p. 23;
Localização no acervo físico: CB, Neg/Pasta: SN 5925;
Arquivo CB/D.A Press
29/12/1983. Crédito: Givaldo Barbosa/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Ministro João Leitão de Abreu, com representação do Grêmio na Granja do Ipê.
Localização no acervo físico: CB, Neg.; F 5100; Pasta: F 5100;
Givaldo Barbosa/CB/D.A Press
José Sarney participa de evento alusivo aos 40 anos da redemocratização e celebra conquistas
Mariana Campos / CB/DaPress
Evento Democracia 40 anos: Conquistas, Dívidas e Desafios é realizado neste sábado (15/3)
Eduarda Esposito / CB/DAPress
Bittencourt afirmou que o evento tem a importância em relembrar um momento histórico com a posse de José Sarney, há 49 anos, como presidente interino
Mariana Campos/CB/D.A Press
Para Abadia, a estabilidade democrática do país deve ser motivo de celebração, mas também de reflexão sobre os caminhos que ainda precisam ser percorridos, principalmente em relação aos direitos feministas
Mariana Campos/CB/D.A Press
Paulo Octávio exalta poder conciliador de Sarney e diz que o ex-presidente é uma figura ímpar. Na Foto, o empresário Paulo Octávio, o ex-presidente José Sarney e a deputada distrital Paula Belmonte
Mariana Campos / CB/DaPress
Durante evento que celebra os 40 anos da democracia, Paulo Octávio destacou a importância do diálogo
Khalil Santos / CB/DaPress
'O que estamos vendo agora é uma fusão de crueldade e política de formas nunca antes vistas e celebradas, uma crueldade que emerge no dia a dia', diz Henry A. Giroux
Cortesia da Universidade McMaster
Além das questões sociais e econômicas, Michelle alertou para as ameaças ambientais e tecnológicas que afetam as democracias contemporâneas. “A crise climática, a perda da biodiversidade, a economia global instável e a polarização que vemos em nossas sociedades são desafios que exigem atenção urgente”, declarou. Segundo a ex-presidente chilena, a desinformação e o avanço da inteligência artificial sem regulamentação representam riscos crescentes para a governança democrática. “Por isso é tão importante lembrar nossa história, aqueles anos sombrios em que milhares foram mortos e desapareceram”, enfatizou.
Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPB, pós-graduado em Comunicação Digital pelo Inst.de Posgrado de Madri e com MBA em Marketing pela Estácio de Sá.