
A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu 14 pontos percentuais em Goiás. Segundo a pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26/2), o chefe do Executivo é desaprovado por 70% dos entrevistados no estado goiano e é aprovado por 28%.
Além disso, 58% dos goianos avaliam o governo como negativo, 22% como regular e 18% como positivo. A pesquisa também avaliou o que o estado acha da economia do Brasil nos últimos 12 meses. Para 58% a questão econômica piorou, para 26% ficou igual e 14% responderam que melhorou.
- Leia também: Reforma ministerial: corrida pelo posto de Padilha
Questionados sobre como ficaram os preços dos alimentos no último mês, 96% dos entrevistados de Goiás disseram que notaram o aumento, 3% afirmaram que ficaram iguais e para apenas 1% os preços caíram.
A pesquisa também indagou se os goianos acham que o Brasil está indo na direção certa ou errada. Para essa pergunta, 68% responderam errada e 25% certa. Além disso, 86% afirmaram que Lula deve fazer um governo diferente nos próximos dois anos e 9% igual.
- Leia também: Análise: Lula está como Alice no país das maravilhas
Outros estados
A Quaest também entrevistou pessoas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco. A desaprovação de Lula supera a faixa dos 60% em cinco estados além de Goiás: São Paulo (69%), Minas Gerais (63%), Rio de Janeiro (63%), Paraná (68%) e Rio Grande do Sul (66%).
O levantamento observou, ainda, que a aprovação de Lula caiu mais de 15 pontos em dois estados do Nordeste em relação a última pesquisa, realizada em dezembro de 2024. Na Bahia a aprovação foi de 66% para 47%. Em Pernambuco, ou de 65% para 49%.
Análise
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 3,5% em 2024, em todos os 8 estados pesquisados a percepção da população é que a economia piorou. "A sensação de piora na economia pode ser explicada pela quase unanimidade na percepção de aumento no preço dos alimentos nos 8 estados pesquisados", cita o especialista, na rede social X.
1/ Pesquisa Genial/Quaest mostra que a desaprovação ao governo Lula ultraa 60% em SP, MG, RJ, PR, RS e GO; aprovação cai 18 pp na BA e 17 pp em PE, e é superada numericamente pela desaprovação pela primeira vez.
— Felipe Nunes (@profFelipeNunes) February 26, 2025
Segue o fio... ???? pic.twitter.com/O4WYugN6cV
Felipe ainda afirmou que além do fator econômico, que continua pesando negativamente na avaliação do governo, também pesa contra a percepção de que o país não caminha na direção certa. "Essa é a percepção nos 8 estados pesquisados. Sem um rumo certo, o governo transmite insegurança para a população", diz o consultor.
A pesquisa ouviu 1.644 pessoas em São Paulo (margem de erro de 2), 1.482 em Minas Gerais (margem de erro de 3), 1.400 no Rio de Janeiro (margem d, 1.400 no Rio Grande do Sul (margem de erro de 3), 1.200 na Bahia (margem de erro de 3), 1.104 no Paraná, em Goiânia e em Pernambuco (margem de erro de 3). O levantamento foi realizado entre os dias 19 a 23 de fevereiro.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular