DOS TEMPOS DA GUERRA FRIA

"Rádio do Juízo Final" emite mensagem após conversa entre Trump e Putin

A estação mais misteriosa do mundo, herança da União Soviética, emite sinais indecifráveis e intriga cientistas

Transmissor rádio do juízo final, estação de rádio UVB-76 -  (crédito: André Luíz Guedes/Wikimedia commons)
Transmissor rádio do juízo final, estação de rádio UVB-76 - (crédito: André Luíz Guedes/Wikimedia commons)

A rádio mais misteriosa do mundo emitiu novos códigos durante ligação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, na semana ada. A estação UVB-76, localizada na Rússia, é conhecida como "Rádio do Juízo Final". 

A emissora funciona 24 horas por dia, geralmente com uma programação de zumbidos. No entanto, segundo o jornal Extra, pouco antes da ligação de Trump, os responsáveis emitiram uma mensagem criptografada: "NZhTI 89905 BLEFOPUF 4097 5573". Pouco depois da ligação, espectadores puderam ouvir a mensagem "NZhTI 01263 BOLTANKA 4430 9529". 

Os significados das mensagens são um mistério, assim como a própria localização da estação. No entanto, especialistas acreditam que as mensagens sejam emitidas de uma base na área militar de Pskov, extremo oeste da Rússia, fronteira com a Estônia. 

Pelo local e por ser uma herança da Guerra Fria, estudiosos acreditam que a rádio está ligada ao sistema de armamento nuclear russo. A tese também foi reforçada pelo evento na última semana. Durante a última transmissão, Trump e Putin discutiam o cessar-fogo na Ucrânia. 

Em 2025, a rádio, também apelidada de Buzzer e Rádio da Mão Morta, já interrompeu os zumbidos habituais outras duas vezes, em fevereiro e abril. 

A primeira transmissão ocorreu em 1982, durante a Guerra Fria. Acredita-se que a UVB-76 é um exemplo de rádio numérica, conhecidas desde a Primeira Guerra Mundial. 

 

postado em 21/05/2025 12:25 / atualizado em 21/05/2025 12:26
x