
"Atuo como secretária da Diocese de Chiclayo há mais de 30 anos. Conheço o nosso papa desde o dia em que Robert Francis Prevost chegou à cidade, em novembro de 2014. Todos tínhamos uma grande expectativa em relação ao nosso novo bispo. As pesoas diziam: 'É dos Estados Unidos, um gringo'. Ele nos surpreendeu tanto! Era uma pessoa tão simples, tão amável, que nos cumprimentava como se nos conhecesse. Ele é especialista em tecnologia e uma pessoa muito culta. Sempre nos chamava à caridade e à unidade. Também nos agradecia pelo nosso trabalho. Cheguei a conhecê-lo um pouco mais durante a pandemia da covid-19, quando o ajudei como secretária. Fiquei impressionada, porque fui a primeira mulher a ocupar o cargo. Via como ele recebia os sacerdotes, as autoridades. Ele era super pontual e nunca deixava as pessoas esperando. Não sei onde ele achava tanto tempo, porque também visitava todas as paróquias. O bispo Prevost gostava de dirigir o próprio carro ao visitar localidades e a capital, Lima. Ele tem devoção à Santa Rita de Cássia."
Zuly Castillo Saavedra, secretária da Cúria da Diocese de Chiclayo. Foi secretária do papa Leão XIV. Na foto, à esquerda, com o então bispo Robert Francis Prevost
"Trabalhei na Diocese de Chiclayo, na casa do papa Leão XIV, entre agosto de 2019 e 2023. Nesses quatro anos, conheci uma pessoa muito humilde, muito trabalhadora, bastante próxima ao povo. Ele gostava muito de conviver com a população, de estar com os mais necessitados. O bispo Robert Francis Prevost organizava muita ajuda social. Foram coisas muito bonitas, que o caracterizavam com muita humildade. Aprendemos muitas coisas com ele. No ano seguinte à pandemia, um tio meu desenvolveu fibrose pulmonar. O monsenhor, agora papa Leão XIV, entrou em contato com a Cáritas e conseguiu dois cilindros de oxigênio. Ele me apoiou no que era necessário para o tratamento do meu tio. Quando meu tio faleceu, o monsenhor Prevost me deu muita força e disse que isso fazia parte da vida. Foram muito bonitas as coisas que vivi com ele."
Jimmy Suger Horna Gil, trabalhou como segurança do então bispo Robert Francis Prevost, em Chiclayo