Projeto de metaverse da UCB apresenta filme VR 360º sobre narrativas ancestrais do povo Yawanaw

O LAB Metaverse, projeto de inovação da Universidade Católica de Brasília (UCB), será lançado oficialmente em 15 de maio, com a exbição do filme

Correio Braziliense
postado em 07/05/2025 17:27 / atualizado em 08/05/2025 18:49
O laboratório propõe a colaboração entre pesquisadores e representantes indígenas -  (crédito: UCB / Divulgação )
O laboratório propõe a colaboração entre pesquisadores e representantes indígenas - (crédito: UCB / Divulgação )

 

Buscando diálogo entre o conhecimento indígena ancestral e a inovação tecnológica, o projeto LAB Metaverse UCB estuda inovações educacionais, culturais e tecnológicas. O seu lançamento ocorre em 15 de maio no câmpus de Taguatinga da Universidade Católica de Brasília, com a exibição do filme em VR 360°, realizado pelos pesquisadores da universidade em aliança com as lideranças da aldeia Mutum, do povo Yawanawá, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Leia também: Dicionário temático tem biografia de acadêmicas do centro-oeste

A exposição do projeto, que ocorrerá no auditório do Bloco K da Universidade Católica de Brasília (Câmpus Taguatinga), conta com a participação dos estudantes de graduação dos cursos da comunicação, e mestrandos em Inovação em comunicação e economia criativa que estão envolvidos na pesquisa. A comunidade acadêmica e convidados especiais também foram convidados para o lançamento do projeto, que busca preservar valores e linguagens da cultura nativa ancestral, e potencializá-los por meio da tecnologia.

A interação cultural por meio do metaverse é o objetivo principal dos pesquisadores, inspirados pelo Manifesto do Futuro Ancestral da professora Florence Dravet, coordenadora do laboratório. Outras atividades propostas pelo grupo são as interações virtuais dedicadas às etnias Pataxó, Yawanawá e Tukano, e uma oficina de imersão onírica, onde os participantes exploram ferramentas de inteligência artificial com o objetivo de gerar imagens baseadas em descrições de sonhos, assim criando uma exposição coletiva.

Mais informações do LAB Metaverse UCB podem ser encontradas no site: https://labmetaverse.com.br/


 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação