VÔLEI

Brasiliense Julia Kudiess volta a ser convocada para a Seleção

Central tricampeã da Superliga pelo Minas se apresenta ao técnico Zé Roberto Guimarães para o período de preparação visando à Liga das Nações. Estreia será em 4 de junho, contra a República Tcheca

Tricampeã da Superliga, a central Julia Kudiess está de volta a Seleção no início do ciclo rumo a LA-2028 -  (crédito: CBV)
Tricampeã da Superliga, a central Julia Kudiess está de volta a Seleção no início do ciclo rumo a LA-2028 - (crédito: CBV)

Talento da geração de 2003 do voleibol, a brasiliense Julia Kudiess voltou a ser convocada para a Seleção Brasileira. A central de 22 anos se juntará ao grupo que disputará a Liga das Nações, a partir de 4 de junho.

Julia Kudiess nasceu em Brasília, mas despontou no cenário nacional pelo Minas. Ela chegou ao clube de Belo Horizonte aos 14 anos e conquistou três edições da Superliga pela equipe — 2020/2021, 2021/2022 e 2023/2024, temporada em que foi eleita a atleta revelação da elite do voleibol do país.

A central de 1,92m altura é constantemente elogiada pelo técnico da Seleção, José Roberto Guimarães. Devido a uma grave lesão no joelho, justamente na Liga das Nações, a brasiliense ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e longe das quadras por oito meses. O retorno foi em 23 de janeiro. 

“Eu gostaria de contar com ela neste começo de VNL. Seria bom para o desenvolvimento dela. A gente viu e está vendo, ela tem trabalhado. Ela é uma menina com uma cabeça incrível. Temos uma perspectiva de futuro para ela muito grande”, analisou, ao Correio, o dono da prancheta verde-amarela há mais de duas décadas.

Além de Julia Kudiess, também foi chamada nesta segunda-feira (28/4) a central Diana, medalhista de bronze nos Jogos de Paris-2024. O Distrito Federal também está representado no início de novo ciclo pela levantadora Marina Sioto. A atleta vinculada ao Brasília foi convidada para o período de treinos. 

Com Julia Kudiess e Diana, a Seleção chega a oito jogadoras convocadas. As demais vagas serão preenchidas após a final da Superliga 2024/2025, entre Osasco e Sesi Bauru, na quinta-feira (1º/5). 

O Brasil estreia na Liga das Nações Feminina contra a República Tcheca, em 4 de junho, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Depois, medirá forças com Estados Unidos, Alemanha e Itália, nos dias 5, 7 e 8, respectivamente.

Atletas convocadas

Jheovana (Barueri)
Tainara (Shanghai Bright-CHN)
Helena (Sesc Flamengo)
Lorena (Sesc Flamengo)
Luzia (Barueri)
Laís (Sesc Flamengo)
Julia Kudiess (Minas)
Diana (Türk Hava Yollar - TUR)

Convidadas
Lyara (Barueri)
Marina Sioto (Brasília)
Aline Segato (Barueri)
Lanna (Barueri)

postado em 28/04/2025 20:46
x