CRISE SANITÁRIA

RS conclui inspeção em propriedades próximas ao foco de gripe aviária

Vigilância ativa cobriu 540 propriedades em quatro dias; três casos suspeitos da doença são monitorados no estado

Além da varredura inicial, 19 propriedades dentro do raio de 3km da grana infectada (foto) foram revisitadas pelos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação -  (crédito:  AFP)
Além da varredura inicial, 19 propriedades dentro do raio de 3km da grana infectada (foto) foram revisitadas pelos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação - (crédito: AFP)

O governo do Rio Grande do Sul concluiu a etapa inicial de inspeção em 540 propriedades rurais localizadas num raio de 10km do foco de gripe aviária registrado em uma granja em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação integra o plano emergencial de contenção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), confirmado na localidade.

Além da varredura inicial, 19 propriedades dentro do raio de 3km — que abrigam aves — foram revisitadas pelos técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. A medida visa reforçar a vigilância e prevenir uma eventual disseminação do vírus.

“Conseguimos superar nossa expectativa e cumprimos a primeira vigilância ativa em quatro dias. E a partir deste sábado, que fecham sete dias da primeira visita, começaremos a revisitar todas as propriedades no raio de 10km novamente”, informou Rosane Collares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal.

Durante as inspeções, uma amostra de ave de subsistência foi coletada para análise. O material seguiu para o Laboratório Federal de Diagnóstico Agropecuário, em Campinas (SP), e o resultado do exame ainda é aguardado.

Sete barreiras sanitárias foram instaladas nas principais vias de o à área sob vigilância e seguem operando 24 horas por dia. Até o momento, mais de 1,2 mil veículos foram desinfectados. Os pontos de controle incluem duas barreiras na BR-386 (no pedágio e na balança), uma na RS-124, outra na TF-10 (sentido Triunfo) e três em estradas vicinais, sendo uma delas com bloqueio total.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Casos suspeitos em análise

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou para oito o número de casos suspeitos de gripe aviária no país. Três desses estão em investigação no Rio Grande do Sul, incluindo o foco já confirmado em Montenegro. As autoridades reforçam que, até o momento, não há registro da doença em produções comerciais. Confira: 

  • Aguiarnópolis (TO) - granja comercial
  • Ipumirim (SC) - granja comercial
  • Salitre (CE) - produção familiar para subsistência
  • Eldorado do Carajás (PA) - produção familiar para subsistência
  • Gaurama (RS) - produção familiar para subsistência
  • Triunfo (RS) - produção familiar para subsistência (houve outra suspeita já descartada na mesma cidade)
  • Garopaba (SC) - ave silvestre (quero-quero)
  • Derrubadas (RS) - ave silvestre (jaçanã)

postado em 21/05/2025 13:24 / atualizado em 21/05/2025 13:27
x